Assunção

O comando da qualidade dos serviços prestados está sob a responsabilidade de Maria D’Assunção Costa, sócia principal da Assunção Consultoria, que é advogada formada em Direito pela Universidade São Paulo, mestre em Direito do Estado pela PUC de São Paulo, doutora do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade São Paulo e pós-doutora em Energia pelo IEE/USP.

Maria D’Assunção Costa é atuante em procedimentos arbitrais das áreas de energia elétrica, gás natural, petróleo, biocombustíveis, infraestrutura e obras públicas. Integra o corpo de árbitros da Câmaras de Arbitragem da FGV, da CIESP/FIESP e do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Na esfera internacional, foi bolsista do Instituto de Estudios de Administracion Local, Madrid, Espanha, em 1985.

Participante do Seminário em Nova York – The Opening of Oil and Gás in Brazil, em setembro de 1999, e participante do Curso sobre Natural Gás Negotiations and Contracts, no Center for Energy, Petroleum and Mineral Law and Policy, Dundee University, Escócia, em setembro de 2000.

Na carreira acadêmica, foi professora da Faculdade de Economia da FAAP de 1989 a 1993; professora convidada de pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, em 2006; professora convidada da Fundação Getúlio Vargas para os cursos de MBA em Negócios da Energia Elétrica, em 2007, em Recife e Florianópolis; professora de pós-graduação do Instituto Brasileiro do Petróleo da FECAP em São Paulo; e professora convidada do Instituto de Energia, IEE/USP, nos anos de 2013 e 2016.

Coordenadora do Curso de Extensão em Direito da Energia promovido pelo IBDE – www.ibdenergia.org.br.

Diretora de Energia do Departamento de Infraestrutura – DEINFRA, da FIESP.
Participa de inúmeros congressos e seminários e, especialmente, no setor de regulação e energia.